domingo, 18 de dezembro de 2016

O que todos precisam saber sobre síndrome de Down

É possível convivermos em uma sociedade acessível, inclusiva e aberta ao convívio pleno que reconheça as pessoas com deficiência e suas capacidades. Para que isso aconteça, é preciso sanar a falta de informação sobre a síndrome de down, esclarecer dúvidas sobre a individualidade e o convívio social de crianças e jovens com down para que, assim, eles cresçam em um ambiente mais saudável e livre de preconceitos. Listamos a seguir fatos que facilitarão esse processo:

Valorize a pessoa com down

É bem simples. A síndrome de down não define o que uma pessoa é, e sim, é somente uma parte dela. Uma parte bem pequena. Por esse motivo, reconheça a sua singularidade, suas grandezas, o que a faz ser a pessoa única que é. Enalteça sempre a sua individualidade. O que a faz pensar e agir como é, além de ser uma pessoa com down?

Entenda que ninguém “sofre” de síndrome de down

Nascer com um cromossomo a mais não torna ninguém doente. Portanto, meu filho não tem uma doença.É possível que ele precise de mais atenção em relação às questões médicas e que o tenha seu desenvolvimento um pouco mais demorado, mas não se deve martirizar a vida de pessoa com down. Ela é uma pessoa feliz e pessoas felizes não estão sofrendo de algo, nem por algo. Ela tem tudo que deve ter: alimento, um lar e pessoas que a amam.

Não subestime as pessoas com down

Meu filho tem muitas habilidades e muito mais potencial do que você imagina. Ele será educado, terá um trabalho, irá dirigir, casar e ter seu próprio negócio.

Não existe infelicidade

Não há barreiras para o amor. Amar a família, assim como ela é, com seu jeito único e singular, é a maior prova desse amor incondicional. Não há espaço para infelicidade, já que não é possível imaginar a vida de qualquer outra maneira. As vezes a tristeza se faz presente por frustrações que não estão no controle dos pais: é preciso de conscientização e inclusão para que filhos e pais sintam-se menos julgados.

Seja compreensivo com a falta de tempo

É preciso levar meu o filho para consultas médicas, terapia, o qualquer outra atividade que irá melhorar seu bem estar. Por esse motivo, minha a vida social terá menos tempo e será menos importante durante certa época. Se eu gostaria que conseguir mais tempo livre? É Claro que sim! Mas espero que entendam e apoiem minha decisão.

Preciso de pessoas que me entendam

A internet, instituições e grupos de apoio podem ser a solução para que em grupo, nós mães, possamos dar suporte umas as outras. Nos consideramos amigas próximas, mesmo ser termos nos conhecido, e por esse motivo, conversamos sobre o assunto, os nossos filhos e as nossas vidas de forma bastante próxima. O Portal Incluo é uma das ferramentas que ajudam a integrar pessoas com down e familiares. O banco de dados inédito e completo auxilia na informação e interação de todo tipo. Para se cadastrar, basta clicar aqui!

Tenho interesse em falar sobre meu filho

Não é preciso ter qualquer receio em me perguntar sobre qualquer assunto que envolva meu filho ou sobre a síndrome de down em geral. Não saber sobre o assunto é muito comum e eu posso ser a pessoa mais indicada para dizer, já que minha experiência me fez até conhecer mais termos médicos que um dia imaginei. Estaria mais do que feliz em esclarecer suas dúvidas.
Por Tina Szocik – “The Mighty”   Fonte
Retirado do site www.incluo.com.br   beijos  Simone Santiago Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário