quarta-feira, 27 de julho de 2016

O Impacto da notícia - Dr Zan Mustacchi


Existe um Guia do Bebê na internet super legal, ele foi escrito e supervisionado pelo Dr Zan Mustacchi.
Vou fazer posts das informações mais importantes, iniciando pelo impacto da notícia, vamos lá !!
É muito comum que no momento  em que recebemos a notícia da síndrome de Down nossos sentimentos estejam confusos e embaralhados. É uma sobrecarga emocional enorme, afinal deparamos nesse momento com uma situação completamente diferente da que tínhamos planejado para nossa vida e a de nosso filho.
As informações e os modelos que trazemos conosco da síndrome de Down normalmente são antigos, ultrapassados e cheios de preconceitos. Nessa hora precisamos reavaliar todo esse repertório de informações e buscar novos conceitos.
Medo, culpa, negação e raiva são alguns sentimentos manifestados. Por que comigo? O que fiz para merecer isso ? Quem é o culpado ? Todas essas perguntas elaboradas de uma só vez , trazendo muita dor e tristeza. O Conflito entre a negação e o amor, unidos em um só sentimento, nos traz culpa por não aceitarmos de imediato a notícia.
A família desempenha um papel  de extrema importância no desenvolvimento das pessoas com síndrome de Down. Quanto mais informações atualizadas a família possuir mais a criança terá suas potencialidades aproveitadas.
Com a ajuda de profissionais, grupos de apoio e outros pais, a família será encaminhada a dar os primeiros passos no trabalho potencial de seu filho. Entenderemos que não estamos sozinhos, nem desamparados; que, com a notícia, teremos um grupo de pessoas que nos acolherá e ajudará a reformular o conceito, ou "pré-conceito", sobre a síndrome de Down.
Com base nessas novas informações, com a possibilidade de conhecer outras crianças com a síndrome em diversas etapas da vida ( engatinhar, andar,ler,escrever..), será aberta uma gama de possibilidades, esperança e ânimo para a retomada de suas vidas.
Comece a se permitir viver a alegria de ter um filho. Receba seus amigos e parentes com a alegria que um nascimento merece. Mostre seu filho sem medo nem dor,e você verá que as pessoas também ficarão mais tranquilas e agirão com naturalidade.
Cada pessoa tem uma forma de lidar com o inesperado, e cada um vai buscar o caminho mais adequado para superar sua dor. Mas não deixe de pedir ajuda se precisar, pois todos passamos por esse caminho quando recebemos a notícia.
Tentamos nesta obra, contudo, fazer um alerta: todos esses sentimentos são perfeitamente comuns, de uma forma ou de outra, serão superados no tempo de cada um. O amor normalmente vence todas essas barreiras e seus filhos serão amados como qualquer outra criança.
O caminho às vezes é difícil porque nos faz rever conceitos preestabelecidos . Mas, depois de percorrê-lo, vamos encontrar esperança, com alegria e orgulho de termos conseguido superar todas as adversidades desse  momento.
Saiba que seu filho com síndrome de Down é uma criança como as outras, e que, como tal, precisará bastante de amor - o ingrediente mais importante dessa caminhada.
Palavras lindas não acham ?  O Próximo post será sobre a síndrome de Down.
Beijos   Simone Santiago Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário