quarta-feira, 2 de julho de 2014

Deixando de ser Bebê


Como no início deste ano a Amanda iria iniciar no nova Escola precisávamos realizar alguns ajustes necessários para facilitar a sua adaptação.

Ela estaria entrando no Jardim II , e para isso precisávamos trabalhar com ela os seguintes pontos:
  • Tirar a chupeta
Gastamos um tempão pensado em mil estratégias para tirar a chupeta. Nos preparando psicologicamente para aguentar o tranco, e por incrível que pareça , foi mais fácil do que esperávamos, tiramos numa segunda feira e ela não pediu mais. Só ficamos sofrendo com o ranger dos dentes até adormecer. Tinha até conversado com uma amiga que a filhinha dela acabou desistindo da chupeta depois que ela deu um pequeno corte na ponta, assim ficava ruim de sugar e naturalmente ela se desinteressou.
  • Conseguir lanchar sozinha
Comer sozinha é uma conquista importante para a criança, e não só do ponto de vista do desenvolvimento da sua capacidade manual. Comer pela própria mão é o começo da autonomia, da independência, da sua afirmação como pessoa. E é um prazer.
Alimentar-se sem a ajuda do adulto significa, em um primeiro momento, deixar que a criança meta a mão no prato, que se lambuze, que faça sujeira,e foi assim mesmo !!!
Começamos a deixar a Amanda almoçar sozinha, mesmo fazendo bagunça. no começo não conseguia comer tudo no final sempre rolava uma ajuda. Até hoje ainda come como um passarinho!!!
  • Estar começando a falar
Aumentamos o atendimento para duas vezes por semana a partir de Maio de 2013, com a Águida ( Fonoaudióloga). Quando as aulas começaram ela já estava conseguindo se expressar melhor.
  • De preferência sem fralda
Ainda não alcançado. Mas Setembro está chegando!!!

Com todas essas novidades decidimos então tirar a Amanda do berço, para a mini cama , assim mostramos para ela que a irmã mais velha já dormia na cama e agora ela também dormiria.

Dormir na própria cama, significa ter a liberdade de sair dela quando quiser, perambular pela casa em plena madrugada ou ir até nossa cama, por exemplo. Por esse motivo, tomamos algumas medidas de segurança , como na nossa casa tem escada, nossa solução foi colocar aqueles portõezinhos no topo da escada.

O Lúcio montou a mini cama, ela tem grades laterais que vão da cabeceira até mais da metade da medida do corpo assim evita quedas durante o sono. Colocamos a mini cama encostada na parede e o outro lado amarramos o protetor de berço, mesmo com as grades laterais, fiquei com medo da Amanda cair.

Depois da mini cama montada a Amanda amou e não queria mais sair de lá!!

Durante um mês a Amanda de madrugada vinha fazendo barulho pelo caminho até a nossa cama, espera ela adormecer e levava ela novamente para mini cama. Foi um mês cansativo!!!

Agora ela já dorme a noite inteira, de vez em quando ela da uma fugidinha, mas é raro.

As vezes o mais difícil é deixar ela se virar sozinha , então preciso trabalhar isso em mim, mas devagar vou conseguindo !!!

Obrigada   Beijos   Simone Santiago Marques












Nenhum comentário:

Postar um comentário