quarta-feira, 30 de julho de 2014

Aprendizagem

 
 
O Post de hoje será sobre Aprendizagem,  precisamos compreender melhor o tempo de nossos pequenos e ajuda-los a atingir o máximo que eles conseguirem. Não sou uma pedagoga, quero expor somente a experiência com a Amanda.

Sabemos que o ritmo de aprendizagem é diferente para cada pessoa. Iniciamos o processo de estimulação com a Amanda cedo, logo que ela saiu do hospital. Lemos e conversamos com várias pessoas que a  inteligência, memória e capacidade de aprender podem ser desenvolvidas com estímulos adequados, é importante estimula-los com atividades lúdicas, preparando para a aprendizagem.

Lembro do Lucio e da Camila deitados na cama ensinando-a como ela deveria fazer para se sentar, era um processo repetitivo e com muita bagunça mas que depois de algum tempo ele aprendeu a sentar-se sozinha.

Atividades lúdicas que são as mais indicadas pode ser realizadas em conjunto com material concreto. Sempre contando estórias e utilizando desenhos, dobraduras de papel, recortes.

No começo da Amanda na escola, uma dificuldade era fazer com que ela mantivesse o interesse nas atividades desenvolvidas com a Professora. Ela participava um pouco mas logo em seguida cansava e queria fazer outra coisa., então a professora tinha que ter sempre uma outra atividade para atrair a Amanda a participar. Este processo foi evoluindo até a Amanda fazer atividades completas com o grupo. Hoje ainda se ela não gosta da atividade ela procura outra coisa para fazer, mas melhorou muito.

Tem vezes que ela não se interessa pela atividade , mas existem alguns jogos que ela adora e então buscamos expandir ao máximo este processo buscando variações. O que sempre da certo são os objetos chamativos e de preferência com música, que ela adora.

A Amanda é muito curiosa adora conhecer e explorar o que está a sua volta.

Cada pessoa possui um método de aprendizagem que o atrai mais, alguns são visuais, outros são atraídos por leitura, alguns por repetição. Já notamos que a Amanda aprende com mais facilidade por meio dos estímulos visuais, então o legal também e buscarmos identificar o que mais atrai ao nosso pequeno e buscar relacionar as experiências com o nosso dia a dia.

Temos uma rotina com a Amanda, ela tem um livro que ela adora e a  noite sempre lemos antes de dormir no mínimo duas vezes, vamos nomeando os personagens, números de objetos e cores e na outra leitura é a vez da Amanda.

Tentamos então montar estratégias para variar as leituras dos livrinhos, cada vez de uma maneira diferente, assim a gente não cansa de ler cem vezes e eles que cada vez percebem o livrinho de uma maneira diferente.

Segue abaixo algumas dicas da Internet  que facilitam a aprendizagem :

Carimbar os dedos, carimbar toda à mão, alinhavar, seguir o caminho, amarrar o cadarço, empilhar blocos, pintar, desenhar, recortar, rasgar, amassar, colar, apertar, dobrar.
 
• Cores = vermelho, amarelo, verde, azul
Nomear as cores primárias,  colagem , pinturas, blocos lógicos, separar os blocos por cores, alimentos com estas cores .

• Formas
Quando bem assimilado as cores e ainda utilizando os blocos, trabalhar as formas geométricas simples como triangulo, retângulo, quadrado, circulo.

• Alfabeto
Em forma de música, na sequencia e fora dela, existem vários dvds que estimulam de uma forma lúdica e divertida atrai a atenção e ajuda na assimilação de todas as letras do alfabeto.

• Inicial do nome próprio
Depois da assimilação do alfabeto, retirar a letra inicial do nome da criança do contexto e trabalha-la separadamente,  com figuras, eles  necessitam desse apelo visual para melhor fixação .

• Alfabetização
A imagem e o concreto ajudam a criança a ligar o objeto ( figura) ao nome (palavra), uma atividade que ajuda e facilita , é etiquetar tudo , porta, mesa, cadeira, janela, armário, livro, e ir trabalhando as palavras chaves .

• Matemática
Começar com agrupamentos por cores, espessura, tamanhos, formas, trabalhar primeiro os símbolos 1, 2, 3, 4, 5, ligar estes símbolos aos dedinhos da mão , com músicas brincadeiras, depois inserir quantidades num primeiro momento até 5 , depois até 10 e assim por diante.

• Conceitos
Alto/baixo , trabalhar com comandos mesmo no dia-a-dia : pegue o boneco mais alto ( baixo)
Em cima/ em baixo.

Obrigada   Beijos    Simone Santiago Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário