sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Início da Tutora na Escola Inclusiva

 
No Post de hoje vamos falar sobre o início da Tutora na escola inclusiva.

Como escolhemos a escola inclusiva para nossa Amanda sabíamos que ela precisaria de um apoio extra na sala de aula. Quando fizemos a matrícula dela já falamos sobre a tutoria para nossa filha e combinamos que seria preciso avaliar primeiro como ela reagiria.
 
A Amanda é muito ativa, ligada em 220V as vezes e a carga da bateria dela dura muito e na escola é a mesma coisa o que dificulta a execução de algumas atividades que demandam mais atenção. No final do semestre passado tivemos uma reunião na escola onde comentamos sobre a possibilidade de ter o tutor e que no começo do semestre decidiríamos.
 
Neste período foi possível identificar algumas dificuldades como por exemplo, ela começar e tem dificuldade para finalizar as tarefas propostas, ela precisa de uma ajuda para concluir . Outra ponto que precisamos trabalhar com ela é fazer com que ela participe mais das atividades. As vezes pelo barulho ela acaba se afastando e ela precisa interagir mais com as outras crianças.
 
 Ela faz bem esta interação na maioria das vezes, mas na hora da roda da história por exemplo, ela não quer sentar na roda, prefere ficar sentada na cadeirinha ao lado da bandeja de frutas é claro se acabando na bandeja !!! 
 
Na sala da Amanda são 15 amiguinhos e somente uma professora, ela é muito amorosa com a Amanda, mas é difícil conseguir com que a Amanda participe de todas as atividades, sem alguém para ajudar na atenção necessária.
 
Já estávamos ansiosos em relação a ela ter a Tutora. Cremos que com alguém mais próximo ela se desenvolverá mais rápido e acompanhará a turma sem problemas. Então desde segunda-feira nossa boneca esta com a tutora e hoje tivemos uma reunião com ela e a orientadora para traçar o plano de trabalho. A tutora se chama Juliana, ela e a Amanda já desde o inicio se deram bem, a Amanda é extremamente carinhosa e aceita bem as novidades e adora conhecer pessoas.
 
Como a Amanda já tem independência em diversas atividades, como na hora do parque e do lanche, o acompanhamento da Tutora não será o tempo todo da aula, somente em determinadas atividades propostas para fazer ela aprender a focar mais sua atenção.
 
Nesta primeira semana a Tutora e a Amanda já conseguiram realizar várias tarefas do início ao fim, sem nenhum tipo de problema, a Amanda aceitou sua presença e participou das atividades com o grupo a semana inteira.
 
Esperamos que com a Tutora a Amanda consiga finalizar  as atividades .
 
Daqui a exatamente um Mês estaremos realizando uma nova reunião com a professora e a Tutora, assim avaliaremos quais foram os progressos e pontos que necessitam de maior atenção.
 
Obrigada e bom final de semana!!!!   Beijos    Simone Santiago Marques
 
 
 
 
 

2 comentários:

  1. Bom dia, quem arcou com as despesas?

    ResponderExcluir
  2. Eder, nós é que vamos custear. Ainda não existe legislação para que as escolas tenham este acompanhamento.

    ResponderExcluir