sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Primeira Avaliação Amanda na Escola Inclusiva

No Post de hoje vou transcrever a primeira avaliação da Amanda na Escola Inclusiva.



A chegada da Amanda na escola foi repleta de descobertas e desafios. Amorosa e extremamente afetiva está envolvida em sorrisos e abraços. Curiosa com os espaços e pessoas que circulam na escola, ousa e explora bem os diferentes ambientes, sendo então receptiva aos novos professores e colegas.

Diante do relacionamento bastante intenso, reconhece todos os colegas de sua turma identificando alguns deles pelo nome. Dia a dia a Amanda amplia seu conhecimento acerca dos adultos e crianças que circulam a sua volta na escola.

Atende melhor ás propostas feitas pela professora quando acompanhada de um adulto que a auxilia a permanecer no lugar e repete passo a passo os comandos dados. Permanece como um importante desafio, ampliar seu tempo de execução das atividades. Disponível para explorar diferentes materiais usa-os com desenvoltura esperada para o nível; cola, tinta, giz de cera, lápis e canetão. Mas o preferido mesmo é o giz de quadro, que delícia poder fazer como a professora e escrever naquele quadro enorme!

Nos momentos de trabalho do projeto " Insetos : tão pequenos e tão numerosos" a turma contou com a participação e envolvimento da Amanda. Interessada, participou das descobertas, pesquisas e construção do álbum dos insetos. Suas contribuições orais são adequadas e pontuais, se expressa fazendo uso de poucas palavras. Não percebemos ainda, o encadeamento de sua fala.

Em relação ao trabalho com a linguagem Matemática, explora as figuras geométricas e atende a alguns comandos dados pela professora. Realiza a contagem oral de objetos trabalhados e reconhece contrastes: quente-frio, seco-molhado, dentro-fora, pesado-leve;  ampliaremos o trabalho para que utilize o vocabulário adequado.

Um dos seus momentos preferidos é a hora do lanche. Senta, organiza seu espaço, come sozinha e deixa tudo em ordem ao final desta refeição. Na hora da fruta, também contamos com a participação ativa da Amanda, inclusive ela já institui uma " nova hora da fruta ", assim que termina o seu lanche serve-se na bandeja de frutas. Banana é a preferida !

Para Amanda o corpo é uma grande brincadeira. O ritmo está presente em suas atividades, dança e canta frequentemente. Essa desenvoltura corporal é destaque nas aulas de movimento e está presente nas demais aulas como Ateliê  e Artes Visuais. Se a atividade proposta pela Professora propiciar agitação e ruído no grupo, Amanda demonstra desconforto e afasta-se.

Professora Cláudia Odete dos Santos - Maio 2014





Nenhum comentário:

Postar um comentário