domingo, 30 de março de 2014

Inicio da Estimulação - Cadeirinha Bumbo

Após o primeiro mês em casa, demos início a estimulação. Conhecemos a APAE, depois farei um capítulo falando exclusivamente sobre a Apae e as importantes e fundamentais terapias que realizamos lá.
A Amanda além da Síndrome de Down, nasceu prematura, abaixo a explicação, da importância dos bebês prematuros realizarem também a Fisioterapia.

“ Os bebês prematuros não estão apenas abaixo do peso, eles nascem antes que o desenvolvimento físico fundamental seja concluído no útero. “No ventre eles estão constantemente se movendo ao redor, eles estão explorando os seus próprios corpos, eles estão empurrando para fora a caixa torácica da sua mãe ou a bexiga e tudo isso desenvolve a força, desenvolve um senso de seus próprios corpos e espaço. Isso desenvolve os ossos”, -  Veja completo aqui.


A terapia que realizamos com maior intensidade, foi a fisioterapia, quatro vezes por semana. Os bebês down possuem hipotonia muscular, demoram mais para firmar a cabecinha, sentar e andar, por isso era necessário estimular o máximo possível.
Hipotonia muscular é o baixo tônus muscular, causando também atraso no desenvolvimento motor, de fala, dificuldades para sugar, mastigar/engolir e somado a isso o aprendizado um pouco mais lento. Depois das cardiopatias,  a hipotonia é o que de mais urgente precisa ser trabalhado e a fisioterapia é o remédio para a hipotonia.
 O ideal é que a estimulação inicie o mais cedo possível, os exercícios estimulam para que as crianças possam alcançar algumas funcionalidades de forma mais natural. A fisioterapia auxiliará para que consiga sentar, firmar o pescoço, engatinhar, ficar de pé, andar e correr, a estimulação através da fisioterapia torna mais fácil o desenvolvimento.

As  sessões eram de 40 min, aprendi como deveria estimular a Amanda em casa também.

Para estimular o sentar, inventávamos várias coisas, uma delas era colocar uma caixa de papelão cheia de almofadas, colocava ela dentro, quando olhava tinha caído de lado, era difícil sentar!

Nessa  época a fisioterapeuta mostrou-me uma foto com uma cadeirinha injetada que uma Mãe havia trazido dos EUA , entrei na Internet e mostrei para o Lúcio, em uma de suas viagens ele trouxe a   cadeira  cor de rosa que auxilia bastante o aprender a sentar, mas a Amanda escorregava quando sentava, na segunda viagem ele encontrou um acessório que encaixa na cadeira como uma mesinha, problema resolvido Amanda não escorregava mais. O interessante desta cadeira é que, quando sentada a criança ganha estabilidade e com isso os músculos do pescoço ganham uma ajuda para desenvolver a postura correta quando sentada. A marca da cadeira é bumbo e agora vem com cinto, não precisando gastar com o acessório.  Achei na Internet por R$ 289,00 na época o Lúcio pagou 30 dólares pela cadeira e 10 dólares pela bandeja.
Nos Eua tem para vender no Target e no site da Amazon. Quem quiser mais dicas de como comprar nos EUA, me mande um e-mail que explico com detalhes.

Essa cadeirinha ajudou muito a Amanda, colocava ela sentada na cadeirinha no chão e ligava a TV no seu programa favorito, ficava sentada sem reclamar pois a cadeirinha parece ser confortável.

Depois entreguei essa cadeira a APAE para auxiliar os profissionais que tanto ajudaram nossa pequena. Essa cadeira era o sonho de consumo das profissionais da APAE.


 

Disponível para comprar no link abaixo:




Espero que tenham gostado! Beijos,
Simone Marques

2 comentários:

  1. Usei esta cadeirinha na minha filha por indicação da pediatra e trouxe ótimos benefícios!!! Muito boa mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Ela é ótima a Amanda usou bastante tempo !!! Bjs Simone

    ResponderExcluir