sexta-feira, 13 de junho de 2014

A Procura da nova Escola Regular



Quando nossas crianças atingem a idade escolar é que começamos a perceber o quanto o mundo pode ser cruel com o que é diferente dos padrões estabelecidos. Ao procurar uma escola para nossos filhos buscamos o que há de melhor e várias escolas que possuem um discurso de inclusão, de que ser diferente é ser normal porém a realidade é mais difícil pois para eles o aceitar uma criança down significa colocar em uma sala, ou unidade com outras crianças "fora do padrão" e apresentar um discurso de que fazemos inclusão. 

A Luciane Santos Ribeiro postou a seguinte mensagem "Se escolher a escola regular tem que ficar em cima e prestar atenção se realmente a criança está sendo respeitada, porque se for só para ter o nome na escola regular, com uma carteira e cadeira pra sentar ninguém merece".

A Amanda ficou dois anos na Escola Meu Futuro, apesar de não terem experiência na alfabetização de crianças com Down, a boa vontade prevaleceu neste caso, tentavam superar as dificuldades.

Nossa casa ficou pronta, o novo bairro ficava exatamente do outro lado da Cidade, achei que não seria necessário mudar de escola. Mas o trânsito nos venceu!! Isso aconteceu em Maio de 2013.

Agora precisava urgente de uma nova escola. Em uma palestra da REVIVER DOWN, o Colégio Integral estava presente e na época fiquei bem interessada na proposta deles. 

O Colégio Integral fica bem próximo a minha casa, liguei e perguntei se tinham vaga para o Jardim II, não tinham. Mas me convidaram para realizar uma entrevista e me pediram para levar a Amanda também.

Comecei então a ligar para as Escolas próximas a minha Casa, as que tinham vaga, não tinham experiência e nem vontade de receber a Amanda!  A transferência de unidade para a Camila  foi imediata, iria iniciar na segunda semana de Maio, eu tinha então uma semana!! Que desespero!! Já havia ligado para pelos menos sete escolas e não senti reciprocidade em nenhuma delas.

Aprendi, em todas as escolas que liguei, primeiro informava que minha filha era Down, e depois perguntava se a escola estava preparada para recebê-la. Achava melhor fazer assim, do que ficar chateada depois!!!   Não tem nada mais desagradável do que sentir que tudo muda quanto a real situação é exposta!

Ao passar ao lado da Escola Momentos Mágicos decidi ligar com outra abordagem . 

  1. Tem vaga, resposta positiva.
  2. Pedi para falar com a Coordenadora, me atendeu prontamente. 
  3. Experiência com crianças Down, resposta negativa.
  4. Poderia levar a Amanda para fazer um teste, sem compromisso, já que tinham vaga, resposta positiva.
Lá fomos nós, deixei bem claro que a Amanda ficaria somente até Dezembro, pois a partir de 2014 ela iria estudar no Colégio Integral, o combinado era se a professora aceitasse o desafio, a matricula poderia ser feita.

Ao chegar na escola as crianças do jardim II estavam no parque, ao ver a Professora a Amanda se apaixonou e a recíproca foi verdadeira !!!  O combinado então prevaleceu, a  Professora Fernanda aceitou o desafio e se superou , o carinho e atenção que a Amanda recebeu na Momentos Mágicos foi especial, Fernanda Galves Milani era a Professora regente e a Bruna Kott a Professora assistente. No final do Post vou postar o vídeo da Amanda dançando na festa de final de ano. Incansáveis e atenciosas !!

A Amanda tem uma carisma que encanta a todos é carinhosa e está sempre feliz !! 

A Amanda é uma excelente professora, com ela aprendi que devemos escolher nossas brigas. Não adianta brigarmos em escolas que dizem fazer a inclusão e indicam uma unidade isolada.  

Outra coisa que aprendi é que a dificuldade em aceitar alguém diferente é sempre dos adultos, seja consciente ou inconsciente. Em todas as escolas as crianças com seu coração puro e a visão sem preconceito faz com que a Amanda sempre seja aceita e muito bem cuidada por todos os amiguinhos da escola. Quando vamos buscá-la sentimos o carinho que todas as crianças tem para com ela. Um dos objetivos que temos e optamos por colocar em uma escola regular é que todos aprendam a conviver com as diferenças e então teremos uma geração que aceita as diferenças e assim espero que tenhamos um mundo melhor.

Para assistir o vídeo da Artista Amanda, acesse aqui 


Bom final de semana !    Beijos  Simone Santiago Marques






Nenhum comentário:

Postar um comentário