sexta-feira, 27 de junho de 2014

Constipação


Hoje vamos falar sobre a Constipação.

Quando levamos a Amanda para casa depois de quase longos 3 meses em janeiro de 2009, (Amanda saiu do hospital no dia que era previsto para ela nascer) ,  verificamos que ela tinha dificuldade para fazer o número 2. As vezes passava de três a quatro dias sem fazer, ela mamava no seio e tinha o complemento de mamadeira Nan 1. Eu só tinha leite em um seio, pois em 1993 realizei uma mamoplastia (cirurgia de diminuição dos seios). 
 
Como eu já sabia que não teria leite suficiente, na UTI eles já iniciaram com o complemento e introduziram a mamadeira, a Amanda pegou fácil, e quando foi para casa já estava acostumada a mamar das duas maneiras.  A Amanda mamou no seios até 8 meses.
 
Começamos a nos preocupar , pois as fezes eram duras e em bolinhas, ela sofria e as vezes até sangrava , em conversa com a pediatra decidimos de dois em dois dias introduzir supositório de glicerina para ajuda-la a evacuar.

A hipotonia também pode levar à constipação intestinal (prisão de ventre) crônica, uma vez que o tecido muscular do intestino grosso não consegue realizar os movimentos peristálticos com força o suficiente para expelir as fezes.
 
 Outro ponto relacionado à tendência à constipação é a baixa produção de serotonina, substância responsável, entre outras funções, pelo acionamento dos movimentos peristálticos.
 
A prisão de ventre infantil (nome popular da constipação também conhecida como intestino preso) é uma condição na qual as crianças evacuam menos freqüentemente do que o usual, ou quando suas fezes tendem a ser duras, secas e doloridas e difíceis de evacuar.
 
Então durante uns três meses essa era a nossa rotina, se não conseguia fazer o número 2, colocavamos o supositório. Tentei dar suco da ameixa preta - deixava a ameixa preta na água de um dia para o outro e não funcionava, trocamos o leite e piorou, voltamos para o Nan 1.
 
Então um belo dia o supositório parou de ser fabricado, desespero total pois o similar era menor e não tinha o mesmo efeito. Nesta mesma época estavámos introduzindo as frutinhas.
 
Minha Madrinha Maru Piragibe me deu uma dica super pontual, Abacate !!!  Pronto, era comer abacate e a Amanda começou a fazer o numero 2  tranquilamente, pois as fezes passaram a ficar mais pastosas com as frutas.  Pesquisando na internet descobrimos que o Abacate tem gorduras monoinsaturadas que podem auxiliar na lubrificação das fezes, impedindo o principal efeito da constipação.
 
A dificuldade maior em evacuar eram as fezes endurecidas, a força que ela precisava fazer era muito grande , depois com a introdução das frutas, as fezes ficavam mais pastosas e a força necessária já não era tão grande e os movimentos  peristálticos conseguiam expelir as fezes sem muita dificuldade.
 
Depois com a introdução da papinha passamos a prestar atenção nos alimentos certos que podiam ajudar a atenuar a constipação, verduras, frutas, fibras. Uma alimentação rica em fibras e líquidos facilita a evacuação.
 
Hoje a Amanda come quase de tudo, e isso facilita muito, atualmente ela não tem mais problemas de intestino preso, faz o número 2 uma vez ao dia com facilidade.
 
Bom final de semana!   Beijos  Simone Santiago Marques
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário