quarta-feira, 11 de junho de 2014

Hora da Decisão : Escola Especial X Escola Regular






Ao final do segundo ano no Cedae- Apae, a Amanda tinha começado a andar.

A partir do momento que a criança começa a andar ela passa a fazer parte da primeira  turma ofertada pela Apae com horários de manhã ou a tarde.

 Precisávamos decidir o que fazer para o próximo ano, matricularíamos a Amanda em uma escola regular ou ela permaneceria na Apae.

O que nós ajudou muito a escolher foi a conversa que tivemos na Apae com a  Roselei Straub e a Pedagoga, comentei com elas que a minha filha mais velha Camila  tinha estudado na escola meu Futuro desde os 4 meses e meio. Era uma escola pequena e acolhedora. Decidimos então em conjunto com a Apae tentar a escola regular, caso tivéssemos dificuldades as portas da Apae estariam abertas para nosso retorno.

Ao prestar atenção nas crianças pequenas, verificamos que elas aprendem por imitação, essa, foi uma das razões que decidimos pela escola regular. Encontrei na Internet um pesquisador que fala sobre isso: 

André Meltzoff é graduado na Universidade de Harvard e obteve seu Doutorado em Psicologia na Universidade de Oxford. Internacionalmente, é reconhecido por suas pesquisas sobre o desenvolvimento cognito, social e emocional de bebês e crianças pequenas. Atualmente é Co-Diretor do Instituto para Ciências do Cérebro e da Aprendizagem, da Universidade de Washington

Aprendizagem por Imitação. André Meltzoff afirma que o período de 0 a 5 anos é crítico para aprender. Os bebês são cientistas no berço, descobrindo o mundo.
De zero a 5 anos: As novas pesquisas e descobertas ressaltam a relevância desta etapa da vida e ela impacta tanto a Ciência como a Prática da Aprendizagem.
  • Os Pais como Modelos. Há muito se sabe que os pais são modelos para os filhos adolescentes. Porém, as investigações mais atuais confirmam que os pais são modelos vivos para os filhos, desde o momento do nascimento.  Observar cuidadosamente o que os adultos fazem, na cultura a sua volta, é um dos primeiros canais que as crianças têm para aprender.
Esta aprendizagem por imitação, baseada na conexão social com outro, começa praticamente ao nascer.  Estudos sobre memória pré-verbal mostram que os bebês desenvolvem os dois sistemas: tanto o reconhecer como o lembrar. No começo reconhece faces, mas não lembra o nome. 
  • Os Colegas como Modelos. Estudando os bebês, Meltzoff descobriu que eles imitam as ações que viram um coleguinha  realizar e que podem lembrar estas ações e repeti-las um dia depois.  Os colegüinhas realmente exercem influência significativa.
  • A Televisão como Modelo.  os bebês repetem no mundo real o que viram na telinha.

Antes de conversar na Apae, fomos até a escola e conversamos com as proprietárias  As donas são três irmãs muito dedicadas, a escola é pequena e a Amanda teria toda a atenção. No maternal na época tinham 5 crianças.

A escola não tinha nenhuma experiência com crianças Down, mas tinham estudando no momento um aluno autista e  uma criança com perda auditiva severa.

 O que vejo de mais importante na escolha da escola é a boa vontade em aprender junto com a gente! Ninguém tem uma fórmula mágica, dizendo é assim !!! O legal é que elas não tinham medo de errar, não deu certo dessa forma, voltamos e tentamos de outra.

A Amanda amava ir a escola, conhecia todos e todos a conheciam, inclusive dançava nas festas de final de ano. A Amanda estudou lá por dois anos, na metade do ano passado nossa casa ficou pronta e nosso novo bairro era exatamente do outro lado da cidade!!! Não aguentamos o trânsito, no próximo post vou contar a dificuldade de encontrar uma nova escola para a Amanda.

As APAEs são essenciais para o desenvolvimento da criança especial. Infelizmente, não recebem a atenção necessária para prover uma estrutura e organização adequada para todos os seus alunos. O recurso público, como sempre, é um impasse que atrasa a vida das crianças que dependem dessa ajuda e dos profissionais que têm que se virar pra fazer seu trabalho com aquilo que têm ao alcance.

Muitas crianças frequentam, simultaneamente, a APAE e a escola regular, conversei com mães que fizeram essa opção e para elas era excelente, o importante é decidir em conjunto, o que é melhor para um as vezes não é a melhor opção para o outro.

A escola é um dos ambientes de desenvolvimento social mais importantes da vida da criança. É onde ela vai criar os primeiros círculos de amizade e aprender a conviver em grupo. Por isso a escolha da escola é uma decisão  difícil !!!

Obrigada  Beijos  Simone Santiago Marques



6 comentários:

  1. minha filha Larissa sempre estudou na escola regular e esta si dando bem la todos gostam muito dela espero que sua filhinha se der bem bjinhos <3

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  2. Excelente post Simone! Vou compartilhar! Abraços!

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  3. Trabalhei por um ano e meio em um projeto maravilhoso da Funpar: "Projeto Dom & Down" e afirmo com certeza absoluta que a participação de uma criança c/down em escola regular é fundamental p/seu desenvolvimento. Experiência comprovada(certamente com apoio da escola, pois, algumas vezes o material utilizado na aprendizagem deve ser bem elaborado p/que a criança down possa participar igualmente com seu coleguinhas das atividades propostas), as vezes, leva mais tempo p/concluir uma atividade, porém, demonstram muitas capacidades e habilidades que surpreendem.

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    1. Que legal Dani ! Se você quiser podemos fazer um post dos fatos mais marcantes deste projeto ! Beijos

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