domingo, 1 de junho de 2014

Musicalização



No Cedae - Apae a Musicalização faz parte das Terapias ofertadas. A duração era de 30 min e realizávamos uma vez por semana.
 
A Amanda adora música, canta e dança sempre que pode, é claro que temos que dançar junto!!
 
 A música faz parte da vida de todos nós: o pulso e o ritmo são encontrados em nosso batimento cardíaco, em nossa respiração e em nosso movimento.
 
 A melodia é criada em nossa risada, choro, grito ou canto. Toda a nossa gama de emoções pode ser manifestada dentro dos ritmos e das harmonias de diferentes estilos musicais.
 
O cérebro funciona como um todo e sempre que estivermos estimulando uma área específica afetaremos toda a função cerebral; daí a grande importância da estimulação.
 
Antes mesmo de nascer, os bebês já são ouvintes competentes e sofisticados. Evidências demonstram que o feto escuta música e exibe comportamentos diferenciados em consequência dos tipos de música que ouve.  É neste período que as mães sentem, por exemplo, pequenos chutes na barriga como se o feto respondesse aos sons externos. A estes sons somam-se ainda os sons internos do útero, transformando este órgão em um ambiente acústico estimulante para o feto. Ao nascer os bebês são sensíveis à altura e à intensidade dos sons, são muito atentos ao som da fala, reconhecem e preferem a voz materna à outra voz feminina.
 
A partir dos seis meses de idade, os bebês demonstram preferir ouvir sons agudos ao invés de sons graves, são capazes de diferenciar timbres e ritmos.
 
Na Musicoterapia no Cedae -Apae, a estimulação é realizada pela profissional Selma Caetano, com muita paciência e carinho, cativa as crianças e as Mães.

 O início no trabalho com os sons guturais, ou seja, aqueles produzidos pela garganta. Estimulando a criança a produzir diferentes tipos de sons através da vibração da sua própria voz.
 
O fazer musical ajuda a criança com SD a se comunicar sem a necessidade de usar a linguagem verbal.  A Terapeuta utiliza os elementos como a pulsação, o ritmo, a melodia, ajudando a criança a processar positivamente os sentimentos que tem sobre elas mesmas, além de exigir respostas passivas e ativas, manipulação física, interação social, reações emocionais e habilidades cognitivas. 
 
A música oferece oportunidades de auto-expressão, auto-estima e autocontrole.
 
A percepção tátil e visual também era estimulada, a Amanda  manipulava os instrumentos musicais, feitos por materiais variados, como metal, madeira, papel, palha e plástico, que além de emitirem sons específicos, possuem cores, temperaturas e texturas diferentes a serem exploradas.
 
O desenvolvimento da linguagem e do gestual era feito por meio de canções. O estímulo do canto é uma maneira de desenvolver a linguagem, a afinação, a emissão vocal e a percepção auditiva.
 
 
Sons diferentes eram introduzidos para exercitar a atenção da Amanda, fazendo com que ela repetisse alguns desses sons. Começou a perceber os sons vindos de longe, e a Terapeuta nos incentivou a chamar a atenção da Amanda despertando seu interesse com imitações do cachorro o " au-au", do passarinho o "Piu-Piu", para ajudar na articulação da fala. A audição começa a se apurar e os lábios começam a querer trabalhar.
 
Utilizávamos também a variação de ritmo, usando batidas fortes e fracas, rápidas e lentas no tambor e ela imitada o ritmo das batidas.
As canções infantis, eram usadas, em andamento lento, com as palavras bem articuladas, para que fossem bem compreendidas. Este tipo de música geralmente atrai as crianças, estimulando a sua atenção.
 
Também era estimulada a experimentar diferentes tipos de sons, como vibrações dos instrumentos e a voz da terapeuta, pondo a sua mão na garganta e também no peito enquanto a Terapeuta falava ou cantava. Colocava a  mão sobre o instrumento para que o experimente, trabalhando, assim, a coordenação e a percepção dos materiais. Explore a temperatura dos instrumentos de metal, de madeira, de palha, de plástico.
 
Papéis que produzem som, como os que embalam ovos de Páscoa, bem coloridos, dão bons brinquedos sonoros, a Amanda  adora o colorido e os sons que fazem estimulam a expressão.
 
O  Musicoterapeuta faz com que as crianças  se expresse através da música, corporalmente, sonoramente e pelas canções de sua preferência; trabalham as palavras da letra dessas canções cantar, dançar e tocar um instrumento possibilita desenvolver a fala, os sentidos e a expressão corporal.
 
 São diversos os benefícios :

• Benefícios emocionais: por meio do canto materno, a música pode fornecer ao indivíduo um senso de tranquilidade e proteção.
 
 • Benefícios culturais: as experiências musicais contam a nossa história, quem fomos, somos e seremos.
 
• Benefícios auditivo-educacionais: a música é uma forma de conhecimento: enriquecer a percepção  sonora e educar o ouvido propicia uma base musical sólida para os futuros ouvintes.
 
• A valorização da autoestima, uma vez que aos indivíduos é permitido realizar as atividades em seu próprio ritmo
 
• O desenvolvimento das capacidades motoras, da força muscular e da fala, que podem ser alcançados por meio de atividades musicais que contenham movimentos e palavras.
 
• O desenvolvimento de todas as facetas da audição, como, por exemplo, a sensibilização ao som, a audição sequencial e a memória.
 
• O estímulo total do cérebro. Tanto o lado direito (afetivo) quanto o esquerdo ( lógico), são, igualmente , estimulados durante um programa ativo em música.
 
 
As terapias do Cedae - Apae são excelentes para a estimulação precoce dos Bebês, aprendemos como estimular em casa também para que o processo tenha continuidade.
 
Somos muito gratos a todos os profissionais do Cedae-Apae, com certeza eles fazem a diferença !!!
 

Beijos   Simone Santiago Marques


 
 
 
 
 
 
 
 
 

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Nós Também !!! Você é uma Profissional excelente e faz a diferença na vida de muitas crianças !! Beijos Simone

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