No Post de hoje vamos comentar a respeito da Declaração de Salamanca.
Essa declaração foi elaborada na Conferência Mundial de Educação Especial, representando 88 governos e 25 organizações internacionais em assembléia em Salamanca, Espanha, entre 7 e 10 de junho de 1994, reafirmaram o compromisso para com a Educação para todos, reconhecendo a necessidade e urgência do providenciamento de educação para as crianças, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais dentro do sistema regular de ensino e reendossam a Estrutura de Ação em Educação Especial.
Toda criança tem direito à educação, e deve ser dada a oportunidade de atingir e manter o nível adequado de aprendizagem,
• Toda criança possui características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem que são únicas,
• Sistemas educacionais deveriam ser designados e programas educacionais deveriam ser implementados no sentido de se levar em conta a vasta diversidade de tais características e necessidades,
• Aqueles com necessidades educacionais especiais devem ter acesso à escola regular, que deveria acomodá-los dentro de uma Pedagogia centrada na criança,capaz de satisfazer a tais necessidades,
• Escolas regulares que possuam tal orientação inclusiva constituem os meios mais eficazes de combater atitudes discriminatórias criando-se comunidades acolhedoras, construindo uma sociedade inclusiva e alcançando educação para todos; além disso, tais escolas proveem uma educação efetiva à maioria das crianças e aprimoram a eficiência e, em última instância, o custo da eficácia de todo o sistema educacional.
Essa declaração estabelece as linhas de ação a serem tomadas, o combate a toda forma de discriminação e exclusão dos alunos com deficiência e o planejamento estratégico para estimular o desenvolvimento e aprendizagem do aluno segundo as necessidades educacionais de cada um.
Estrutura adequada para a inclusão, com mediação escolar também adequada a cada deficiência, que as salas tenham um número de alunos compatível por turma, que o currículo, material e avaliações sejam adaptados corretamente, que os professores sejam capacitados especificamente para cada tipo de deficiência, que haja transporte escolar.
Acho que o maior dos problemas é que na maioria das escolas não há estrutura para inclusão, e incluir não é só matricular, não adianta aceitar a matrícula e deixar a criança de lado sem nenhum tipo de atendimento, sabemos que a realidade das escolas são turmas com pelo menos 15 alunos com somente uma professora.
" Na Escola Municipal Tagore, uma criança com síndrome de down estava na turma comum olhando para o nada quando cheguei, alheia ao que acontecia à sua volta. Perguntei à professora sobre a criança, que respondeu dizendo que ela tinha vindo da classe especial, e era uma criança alegre e se desenvolvia bem. Agora estava regredindo e introspectiva. Não tinha facilitador (mediador escolar) e ela não tinha como dar atenção especial que deveria, com uma turma cheia. Há inúmeros exemplos como esse de quem tem a experiência de campo como eu. " Fonte Paulo Messina
Sabemos que nossas crianças podem se desenvolver como qualquer outra criança, mas a escola precisa se adaptar, desde o currículo, avaliação, até disponibilizar um facilitador. A escola é que tem que se adaptar à criança, e não ao contrário.
Segue link, com a declaração completa é muito interessante, vale a pena dar uma olhada.
Bom final de semana. Beijos Simone Santiago Marques
Segue link, com a declaração completa é muito interessante, vale a pena dar uma olhada.
Bom final de semana. Beijos Simone Santiago Marques
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