sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Àguida escreve - Trabalho fonoaudiológico com a Amanda


No Post de hoje a Àguida vai contar um pouco sobre a nova face de atendimento com a Amanda.

As atividades com a Amanda estão baseadas na produção articulatória inteligível. Meu objetivo maior, atualmente, é promover a linguagem através de atividades lúdicas, brincadeira e principalmente com músicas. As funções estomatognáticas (mastigação, sucção, deglutição) estão instaladas e adaptadas ao quadro muscular que Amanda apresenta e são trabalhadas com menor ênfase.

Até o final do ano passado Amanda ficava muito à vontade durante os atendimentos no seu quarto. Sentávamos no chão e as coisas iam acontecendo a partir da programação que tinha estabelecido. As coisas estavam funcionando bem e dentro dos objetivos estabelecidos, ela estava evoluindo e alcançando as metas estabelecidas como nomear e indicar figuras trabalhadas, reconhecer personagens de livros e cantar músicas do repertório proposto. 

No entanto, no primeiro semestre deste ano, Amanda estava se dispersando muito. Talvez por estar enjoada das atividades propostas ou ainda por estar mostrando que já era hora de introduzir novos objetivos e estratégias para os atendimentos.

Conversei com a Simone e apresentei a nova proposta. Trabalharíamos mais com livros, enfatizando o contexto, a história, jogos educativos e atividades relacionadas com o programa escolar. Desta forma, estaríamos trabalhando com o mesmo objetivo, mas solicitando da Amanda uma concentração maior e necessária para elaboração cognitiva de todas essas atividades.

Para que isso fosse possível tivemos que mudar algumas coisas. A Simone tirou todos os brinquedos do quarto, por uma iniciativa dela mesma, pois entendeu que o quarto sem tanto estímulo favoreceria um ambiente sem motivos para Amanda se dispersar com facilidade. Saímos do chão e fomos para uma mesinha, pois quero que ela perceba que enquanto estamos na mesa, estaremos trabalhando.

Nos primeiros dias, Amanda estranhou bastante. Saía a todo momento da mesa e se dirigia para a cama ou para a cômoda, fugindo das propostas. Nesses momentos, ia buscá-la, sinalizando sempre que precisávamos realizar a atividade e em seguida poderíamos fazer outra coisa. 

No início tentei trabalhar com ela o tempo todo na mesa, mas não deu certo. Retomei a estratégia com uma atividade. Na sessão seguinte, duas atividades e assim por diante. Hoje já conseguimos ficar juntas na mesa até o final das propostas. E ao término sempre saímos da mesa para dançar ou brincar no chão. No nosso último encontro ela ficou o tempo todo na cadeira e realizou todas as propostas de trabalho. Claro que em um momento ou outro ela tenta sair ou levantar, mas logo que falo ou ajeito ela na cadeira, há entendimento e realiza o que solicito.

Dentro da proposta das atividades a fala da Amanda é sempre exaltada. Meu papel é o de reproduzir a produção articulatória de forma correta e clara para ela perceber as diferenças e corrigir suas produções. Por mais que em muitos momentos ela permaneça quieta e não responda à minha fala ou ao meu discurso, o importante é sempre inserir a criança no processo de comunicação como um indivíduo falante e com condições de se comunicar. Uma vez que a fala é o ato motor que expressa a linguagem, quanto mais apresentarmos e inserirmos nossas crianças no contexto da fala, e estimularmos a linguagem, maiores serão as possibilidades desta criança fazer uso da oralidade para se comunicar.

Uma outra questão importante neste processo é o contato visual. Faz-se necessário o contato visual no momento da conversa, principalmente para a criança observar nossa produção articulatória e reproduzir o movimento. Tenho trabalhado muito com a Amanda este aspecto e ela já mostra um maior interesse em olhar para seu par.

Um dos combinados com Amanda é sempre, no final dos encontros, dançarmos ou brincarmos de alguma coisa. É claro que ela sempre prefere dançar, pois é o que mais gosta.

E assim, terminamos a maioria dos nossos trabalhos.

Simone, obrigada mais uma vez pela oportunidade.

Me coloco à disposição para qualquer dúvida através do email: aguidaroberta@yahoo.com.br


Um forte abraço.

 Águida



Nenhum comentário:

Postar um comentário