quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Quem é a criança com síndrome de Down ? - Dr Zan Mustacchi Parte 2


Dando continuidade ao Guia do Bebê, sobre Quem é a criança com síndrome de Down ?
O comprometimento intelectual manifestado nas pessoas com síndrome de Down é claramente variado de um indivíduo para o outro, mas essa situação não determina de maneira nenhuma uma referência de diferentes graus entre eles.
A redução do tamanho do encéfalo ( cérebro) das pessoas com síndrome de Down relaciona-se com vários achados, sendo o principal o que chamamos de encurtamento da árvore dendrítica ( os dendritos são alongamentos dos ramos da célula nervosa e, portanto, são projeções e extensões dessa célula que conhecemos como neurônio ).
A comunicação entre os neurônios ( células nervosas ) ocorre pela aproximação entre um detrito e outro. Podemos usar como exemplo o tronco de uma árvore cujos ramos se prolongam para atingir distâncias progressivamente maiores. Quando esses ramos aumentam em número, formarão uma área de cobertura, como se fosse uma amplitude de sombras cada vez maior, portanto, se tivermos múltiplas árvores, tanto suas raízes quanto seus ramos poderão entrelaçar-se ( juntar-se, encostar-se e fazer tocar uns nos outros) de tal forma que com maior intensidade e maior frequência os ramos e raízes estarão em contato e se relacionando.
O tamanho da área de sombra- da área de contato entre uma árvore e outra- é refletido principalmente pelos ramos. Isto é, não importa a distância de uma árvore e outra se a comunicação entre elas puder ser realizada pelo prolongamento, aproximação e multiplicação dos seus ramos.
Isso nos facilita entender que o mais importante não é o número de neurônios, mas sim o quanto esses neurônios podem se ramificar através de seus dendritos e se intercomunicar. Como já citamos anteriormente,nas pessoas com síndrome de Down há uma redução do número de dendritos, porém esses podem ser estimulados a um melhor " alongamento".
Atualmente existem muitos estudos e experiências na tentativa de alongar e ampliar as ramificações dendríticas. Várias medicações já foram usadas, com resultados variados, com o intuito de facilitar esse processo, mas nenhuma delas foi realmente eficaz e com resultados melhor que um placebo  ( medicação sem efeito químico)
Hoje está muito claro, conforme observado em testes de grande e absoluta confiança ( realizados em camundongos  e confirmados em seres humanos), que a estimulação universal, isto é, de todos os sentidos ( audição, visão, tato, olfato, gustação e emoção), além de uma importante estimulação social, física e emocional é fundamental. O conjunto dessas estimulações que podem ser feitas em casa, na rua, na escola, no clube, em atividades desportivas ( Ginástica e esporte ) e de lazer consegue estimular os neurônios a aumentar e alongar os dendritos.
Fica claro que pessoas estimuladas de maneira equilibrada ( não devendo ser hiperestimuladas a ponto de se sentirem estressadas) só terão a ganhar mais potencial de aprendizagem por capacitação.
Todos aprendemos, mas é preciso saber como ensinar, para ensinar algo a alguém devemos primeiro pensar : " Quais as possíveis formas de aprender aquilo que eu quero ensinar ?"
Essa maneira de pensar é o que chamamos de aprender a aprender, o que também implica aprender a ensinar, e está relacionada não somente a um domínio de fórmulas, os chamados modelos de capacitação, mas principalmente vinculada com conteúdo e criatividade, palavras que traduzem uma das portas mais importantes da habilidade de um professor ou de qualquer pessoa envolvida com o saber ensinar.
É muito comum ouvirmos que pessoas com síndrome de Down têm com maior frequência uma assustadora doença chamada leucemia, que incide principalmente em crianças e adolescentes. As pessoas com síndrome de Down têm aumento de endostatina, que é uma proteína inibidora do crescimento de tumores cancerígenos sólidos. A codificação dela é feita pelo cromossomo 21. Como as pessoas com síndrome de Down têm três cromossomos 21 , produzem 50% a mais de endostatina.
Por isso, estão mais protegidas contra o câncer sólido. No caso da leucemia, o índice é bem maior entre os indivíduos com síndrome de Down que na população comum. Mas com uma diferença: nas crianças com Down, quando diagnosticadas prematuramente, a leucemia tem aproximadamente 100% de chance de cura. Entre as crianças comuns, a chance é de 80%.
O próximo post será sobre futuro da geração e puberdade.
Beijos  Simone Santiago Marques

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