Os quebra-cabeças são grandes aliados no desenvolvimento cognitivo dos pequenos. Eles ajudam a:
- Estimular a aprendizagem
- Desenvolver a atenção e o pensamento lógico
- Desenvolver a coordenação motora e da possibilidade de dominar o corpo
- Desenvolver a paciência
- Recontar as histórias
- Favorecer o desenvolvimento da atuação da memória
- Desenvolver diferentes habilidades do pensamento como: observar, comparar, analisar e sintetizar
Amanda está adorando montar quebra cabeça no play kids, para facilitar começamos com montagem de 4 peças, no começo tinha que montar junto com ela, agora ela já sabe montar sozinha, escolhe o desenho preferido e começa, quando fica com dificuldade a gente diz para ela " vamos, você consegue", e ela consegue !!! Claro que as vezes fica brava, mas faz parte. kkk
No mercado existem vários tipos de quebra cabeça:
- De encaixar a peça na fôrma, em que geralmente já existe um desenho, formato ou cor para ajudar a criança a entender aonde vão as peças.
- Quebra-cabeças com 2 a 12 peças grandes, resistentes e com imagens que facilitam o entendimento da criança do desenho que irá aparecer.
Para crianças de 3 a 5 anos o ideal é que continuemos usando peças maiores, com mais detalhes e cores na imagem, mas já podemos passar para uma quantidade maior de peças – 12 a 50.
No início a criança pode sentir um pouco de dificuldade e, por isso, é legal que a gente monte junto para guiá-los no processo dando dicas que facilitarão a montagem, devagar vamos montando novamente com menos intervenções até que ela esteja independente no processo!
Montar quebra-cabeças é um ótimo exercício para mente e muita diversão!
Beijos Simone Santiago Marques
Nenhum comentário:
Postar um comentário