sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Aprendizado através do Condicionamento. Já ouviu falar ???


No Post de hoje vamos falar sobre o aprendizado através do condicionamento.
Estamos na batalha do desfralde desde janeiro, conversando com meu Pai sobre as dificuldades veio a ideia de tentar o aprendizado através do condicionamento.
Com certeza muita gente já conhece ou ouviu falar sobre o fisiologista russo chamado Ivan Pavlov (1849-1936).
Este grande cientista fez uma das grandes descobertas científicas da atualidade:
o reflexo condicionado.
Foi uma das primeiras abordagens realmente objetivas e científicas ao estudo da aprendizagem, principalmente porque forneceu um modelo que podia ser verificado e explorado de inúmeras maneiras, usando a metodologia da fisiologia.
Pavlov  por seus trabalhos, recebeu o prêmio Nobel concedido na área de Medicina e Fisiologia em 1904.
Estudamos na escola essa experiência clássica - Cão de Pavlov
Todas as vezes que o cão ouvia a campainha já salivava aguardando pelo pedaço de carne. Um estímulo que nada tem a ver com a alimentação, meramente sonoro, passa a ser capaz de provocar modificações digestivas.
O que Pavlov descobriu é que esses reflexos também podem ser criados do nada, sem um motivo concreto para eles entrarem em ação, além de não funcionarem apenas com animais.
Como exemplo:
  • Filme de terror,  na hora do ataque sempre tocava a mesma trilha sonora de suspense, chega uma hora no filme em que as notas musicais, sozinhas, já metem medo nos espectadores, mesmo que nem haja nada em cena.
  •  A própria publicidade usa essas descobertas a seu favor. Comercial tenta associar a  felicidade com uma rede de fast-food, as idéias do russo estão lá, bem no fundo.
As ideias vão surgindo e a gente mesmo vê que o reflexo funciona com a gente !! Eu não posso escovar os dentes sem antes ir ao banheiro. O simples barulho da água já me deixa com vontade !!!
Pensando nisso começamos abrindo a torneira para a Amanda escutar o barulhinho para ficar com vontade, nada, então tentei no banho, com a água escorrendo nela, pedi um xixi e pronto fez . " Detalhe " . No ínicio só fazia se a bexiga estivesse super cheia.
Amanda acorda e nada de xixi, então para que ela não fique segurando por muito tempo estipulamos horários limites se não fez dou banho: 10:00 da manhã, antes de ir para a escola 13:00, ao voltar para casa 18:30 e antes de dormir 21:30 .
De madrugada não usa mais fralda !! Huuuuuuuu!!!!
Por enquanto foi o jeito que encontramos, o Lúcio disse que o próximo passo e levar o penico para o chuveiro.
A  escola também está fazendo a sua parte a Tia Maria faz ela lavar a mão antes de sentar na patente, ela já fez duas vezes na privadinha, uma no chão, como fica difícil saber a hora do xixi a tarde as vezes acaba fazendo no pé !!!
Muitas Mães já me disseram que o processo é lento, que leva por volta de um ano. Vamos então ter paciência .
Beijos  Simone Santiago Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário