quarta-feira, 10 de maio de 2017

Gripe ou resfriado , qual a diferença?


Gripes e resfriados tão comuns nessa época do ano principalmente para nós que moramos em Curitiba onde em  um dia faz frio pela manhã, na hora do almoço calor e por fim esfria de novo! Não tem saúde que aguente!

Achei interessante fazer este post pela época do ano e pelo fato de que a imunidade de nossos pequenos é mais baixa, então eles estão muito mais propensos a doenças respiratórias.

Aqui em casa não é diferente com essa mudanças bruscas nossa princesa acaba sofrendo.

A maioria das pessoas pensa que gripe e resfriado são a mesma coisa. Apesar de apresentar sintomas semelhantes, a gripe e o resfriado são doenças diferentes.

Primeiro vamos esclarecer a diferença entre gripe e resfriado:
  • Gripe
É uma infecção viral, A gripe é causada pelo vírus Influenza. Este vírus atinge o nariz, seios nasais, garganta, pulmões e ouvidos , causa febre alta, dor de cabeça, dores no corpo, mal-estar, tosse seca, calafrios, fadiga ,dor de garganta e coriza.

 Podem ocorrer também, complicações como sinusite bacteriana, otite média, pneumonia. Os sintomas da gripe podem permanecer até duas semanas.

  • Resfriado
O resfriado também é uma infecção viral, mas os sintomas são mais brandos, congestão nasal, coriza clara e espirros, não há febre alta geralmente.

 Os sintomas surgem 48h após o transmissão do vírus. Costuma durar de 5 a 7 dias e a maioria das pessoas apresentam de 2 a 5 infecções por ano. Achei na internet uma explicação sobre o resfriado:

" Nesta infecção, ocorre uma destruição do revestimento interno das vias respiratórias pelo vírus causador do resfriado. As bactérias que já estão nessas vias respiratórias se aproveitam, produzindo o catarro que pode ser expelido pela boca ou pelo nariz." Fonte

  • Forma de transmissão
Tanto da gripe quanto do resfriado a forma de transmissão são as mesmas, através da tosse ou espirro, e pelo contato com mãos infectadas. Os dois são contagiosos.

  • Como aliviar os sintomas
O que ajuda neste quadro e estar sempre lavando o nariz com soro fisiológico e fazer muita inalação também com soro, oferecer muito líquido e tentar com que continue se alimentando bem.

Na hora de dormir elevamos um pouco o travesseiro para manter a cabeça mais alta.


Beijos    Simone Santiago Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário