quarta-feira, 9 de abril de 2014

Teste da Orelhinha e BERA





O bebê já escuta a partir do quinto mês de gestação, houve sons do corpo da mãe e a sua voz. Para que o Bebê se desenvolva por completo é necessário verificar se não existe perda auditiva. A audição é um dos sentidos mais importantes, qualquer perda, mesmo que pequena, pode impedir a criança de receber adequadamente as informações sonoras que são muito importantes para a aquisição da linguagem.


O teste da orelhinha, ou exame de emissões otoacústicas, é realizado por um fonoaudiólogo  e mede a capacidade auditiva de recém-nascidos. O exame é realizado durante o sono natural do Bebê, sem incomodá-lo.

É realizado por um aparelho que tem um fone e um receptor. Este equipamento emite sons de fraca intensidade e avalia se houve uma resposta da orelha interna (cóclea), a parte do órgão que transforma as vibrações sonoras em impulsos nervosos, que são enviados ao cérebro,



O exame é realizado na maternidade antes da alta do Bebê. O teste da orelhinha é fundamental, já que os problemas auditivos afetam a qualidade de vida da criança.

Antes de recebermos alta a Amanda realizou o teste da Orelhinha, como a orelha era muito pequena a fonoaudióloga do hospital, não conseguiu encaixar o fone, sendo então  necessário refazer o teste dentro de duas semanas.
Passado duas semanas agendei o teste em uma clínica, desta vez o resultado do exame deu alterado, fiquei preocupada, meu pai tem problema auditivo e eu também. Procurei então um especialista indicado pela pediatra Eliane Branco, marquei a consulta no Dr. Rodrigo Guimarães Pereira da Clínica Copec em Curitiba, a especialidade dele é Otorrino Pediatra, verificando os exames alterados, solicitou um exame chamado BERA. Abaixo explicação:

A Audiometria de Tronco Cerebral (BERA) avalia a condução eletrofisiológica do estímulo auditivo da porção periférica até o Tronco Cerebral. o BERA, apresenta vantagens como: o uso de estímulos menos intensos, próximo ao limiar, tornando possível detectar formas mais leves de deficiência auditiva; a capacidade de detectar perdas auditivas unilaterais e bilaterais e o uso de uma medida fisiológica que depende de uma resposta sensorial. Além do aspecto auditivo, este exame nos dá informação sobre a condução do estímulo apresentado avaliando assim a maturidade neurológica do neonato, pelo tempo de latência de suas respostas.

Para a realização deste exame, a pele deve ser limpa com creme abrasivo próprio e os eletrodos são colocados em contato com a pele por meio de pasta ou gel condutor, fixo na fronte ou na linha médio do cabelo. É aconselhável que se realize o exame durante o sono, em horários de mamada, evitando-se, o quanto possível, o uso de anestésicos e sedativos. A sala da avaliação deve ser acusticamente tratada e silenciosa.  Fonte

 

Como podemos ver esse é mais completo que o teste da orelhinha. Marquei o exame e a  Amanda não estava com sono, não deu para fazer. Agendei novamente, desta vez marquei logo depois do almoço que era a hora da soneca, a Amanda dormiu nessa época ela  roncava muito, deu alterado novamente. Ficamos bem preocupados na nova consulta pedi ao Dr. uma nova Guia para refazer o exame.

Liguei na IPO da Republica Argentina e agendei com a Dra. Gislaine Wiernes, cheguei 30 min antes e a Amanda tomou um xarope para induzir o sono, o soninho durou exatamente o tempo do exame, entramos sentei com a Amanda na colo, ela colocou o fone na Amanda e  como nos outros exames segurei o fone na orelha, ela olhou para mim e disse que eu não podia segurar o fone. Me explicou então que quando eu segurava encostava o fone na lateral da orelha , bloqueando assim os sons enviados. PRONTO !!!!! Esse era o único problema. Em todos os outros exames os profissionais me pediam para segurar o fone. Que Alivio resultado do exame sem alterações .

Como a gente sofre não sabendo tantas coisas dessa vida !!! Graças a Deus somos persistentes. Quanto ao ronco da mocinha no próximo Post foi falar sobre a cirurgia de Adenóide.
 
Por hoje é só, lembrem que qualquer duvida, pergunta ou curiosidades, fiquem a vontade nos comentários. Muito obrigada pelo apoio de todos!
Beijos,

Simone S Marques.



Um comentário: