domingo, 6 de abril de 2014

Dentista - Placa Palatina de Memória


Em conjunto com as terapias se faz necessário acompanhamento também com a Odonto pediatra.

Conheci uma profissional de Fono na APAE de São José dos Pinhais que me apresentou a Placa Palatina de Memória.
Esta placa foi proposta inicialmente por Dr. Rodolfo Castillo Morales
Em contato com a Dra Deise Funari, Dentista da Apae de São José dos Pinhais, ela me explicou o funcionamento da placa, utilizada em crianças entre 2 meses e os 2 anos.
A função da plaquinha é estimular a língua e o lábio superior para que eles se posicionem adequadamente e estimula o desenvolvimento da respiração nasal.  Devido ao fato de que o desenvolvimento bucal e do sistema nervoso central ocorrerem em grande parte até o primeiro ano de vida é este o momento indicado para iniciar o tratamento com a Placa. È necessário que o tempo ultrapasse 30 minutos com a plaquinha na boca, porque esse é o tempo para que aja aceitação da placa pelo cérebro, e o tempo que o cérebro  necessita para “aprender”,  que a boca deve permanecer fechada e a língua dentro da boca.

A placa é usada como complemento  de uma estimulação corporo-oro-facial e  é especialmente desenhada para pacientes com diagnóstico funcional de hipotonia, com protusão lingual , hipotonia labial, e permanência de boca aberta. Esses sinais estão no quadro clínico de síndromes como Down, de Moebius, de Pierre-Robin, de Beckwith-Wiedmanne e ainda, de Paralisia Cerebral.
Chegamos no consultório, a Amanda estava com três meses, nesse dia estava com o nariz sem secreção, (na maioria dos dias ela estava sempre com nariz escorrendo). A Dra .pegou uma moldeira, colocou um material chamado alginato. Tive que segurar o maxilar para que ela não abrisse a boca. Por isso o nariz teria que estar sem obstrução, já que eles acabam sempre respirando pela boca, segurando a boca fechada o nariz teria que realizar essa função.
Foi bem rápido a moldagem ela nem chorou, obteve-se então uma moldagem das arcadas maxilares. Com este molde foi feita uma placa com um laminado de vinil ultra fino. O desenho se parece com uma prótese e a placa possui um botão acrílico de estimulação lingual, estrategicamente colocado na face da placa que fica virada para a língua. Esse botão pode ser ovalado ou circular, no caso da Amanda era circular.
Como ela ainda não tinha dentes ficava bem fácil de colocar, a placa e somente para a parte superior, colocava ela sentada no chão na cadeirinha Dumbo com a bandeja, ligava a TV colocava no seu programa favorito e pronto. No inicio a estimulação era realizada uma vez por dia (na primeira semana), primeiro dia 10 minutos e depois fomos aumentando o tempo até chegar a 40 minutos. Após a primeira semana a plaquinha era colocada duas vezes ao dia.
Essa plaquinha realmente funciona, é incrível  era colocar a placa, a boca fechava e a língua ficava encostando no botão circular. 
Ficava sempre de olho na Amanda quando estava com a placa para ela não retirar. A colocação é simples, sempre com luva para não machucar, ela se encaixa perfeitamente, para retirar é um pouco mais difícil nos primeiros dias , depois fica mais fácil. Após a utilização fazia a higiene da placa com água e sabão e guardava dentro de um protetor de chupeta.
As consultas eram mensais ao dentista, quando a plaquinha não estava mais encaixando, porque o maxilar estava crescendo realizávamos outra moldagem.  Utilizamos a plaquinha até aparecerem os primeiros dentinhos.
No inicio a Amanda não tirava a  plaquinha, foi crescendo e as vezes era difícil ela deixar eu colocar, ficava tirando da boca, no final do segundo ano a dentista nos orientou a utilizar um fixador de dentadura para que ela não conseguisse retirar. 
 Pesquisei na Internet e agora estão modificando à placa  transformando-a em chupeta, sendo com certeza muito mais fácil de colocar e retirar.


 Estou gostando muito de poder compartilhar com vocês todos esses detalhes , que com certeza fazem a diferença para os nosso filhos !   Obrigada   Beijos  Simone
Muitas pessoas ficaram interessadas em saber o endereço e telefone da Dra Deise Funari , Rua Francisco Rocha,62  tel 3024.2123. Excelente profissional .

4 comentários:

  1. Simone o gincobiloba achamos em qualquer farmácia vc sabe me dizer se eu posso dar para minha filha com 11 anos ela está na escola e com certeza a memória dela realmente não é igual percebemos que lembra muito bem de várias coisas jogos lugar mas na escola isso se torna mais difícil, vc da esse remédio para sua filha?

    ResponderExcluir
  2. Mando manipular junto com a vitamina b12 e acido folinico, falta só mais um post sobre o protocolo, vou postar as dosagens. Com a pesquisa acabei verificando que a dosagem da glincobiloba para a Amanda está baixa, vou solicitar que seja aumentada. Você pode pedir para o seu pediatra receitar, como são vitaminas e complementos você só tem a ganhar !! Boa Sorte. Beijos Simone

    ResponderExcluir
  3. Olá Simone, tenho uma filha que tem down e não estou conseguindo localizar um profissional que trabalhe com a placa aqui em SP capital. Perguntei para uma fono aqui da APAE, mas ela não conhece. Você ou a dra. Deise conhecem alguém daqui? Obrigada, bjos Suzana.

    ResponderExcluir
  4. Suzana
    http://clinicasorrisinhos.com.br/tag/placa-palatina/
    tem uma dentista que trabalha com a plaquinha.
    Abç.

    ResponderExcluir