domingo, 23 de agosto de 2015

O poder da Inteligência !!!

poder
Pelo que a ciência vem reafirmando, o quociente de inteligência medido pelos testes mais tradicionais (aqueles que detectam a capacidade de raciocínio linguístico, matemático e lógico) indica também o potencial da pessoa para se relacionar com os outros e para enfrentar os problemas do dia-a-dia.
As explicações mais razoáveis para elevação do nível médio de inteligência da população têm a ver com alguns dos processos do mundo moderno. São as seguintes:
  • As pessoas estão mais expostas a informações, estímulos visuais e desafios .
  • As famílias são menores, o que permite aos pais dar mais atenção aos filhos, responder a suas perguntas com maior paciência.
  • O trabalho, de forma geral, exige maior esforço mental e faz com que as pessoas aprimorem seus conhecimentos lendo ou viajando.
  • Até as atividades de lazer demandam maior conhecimento hoje que no passado.
  • Computadores, videogames e holografias formam cérebros acostumados a lidar com várias dimensões e aumentam o poder de concentração.
  • O novo modelo de escola permite que as crianças mostrem e desenvolvam seus interesses. Aulas monótonas estão cada vez mais em baixa. Os alunos estão mais interessados em entender processos que em decorar dados.
  • A globalização amplia a universo individual e familiar, põe o indivíduo em contato com culturas, línguas e costumes diferentes.
Há um efeito multiplicador na inteligência. Pessoas inteligentes e competentes são estimuladas por ambientes mais ricos em informação, mais livres para a criatividade. Vivendo nesses ambientes, elas provocam mudanças, oferecem novos estímulos e ensejam o crescimento daqueles com quem convivem.
Assim, a média da inteligência da população sobe. "O QI das pessoas é afetado pelo ambiente e pelos genes e o ambiente em que vivem é determinado pelo seu QI", diz Willian Dickens, pesquisador da Brookings Institution , dos Estados Unidos, autor de um artigo sobre o tema na edição de abril da Psychological Review, revista publicada pela Associação Americana de Psicologia.
Está aí algo a que se deve prestar muita atenção. "É visível que as crianças são mais inteligentes hoje que no passado . Elas são capazes de dominar um universo muito grande de informações e instrumentos e se adaptam com facilidade a situações novas", diz Ricardo Costa Mesquita, diretor pedagógico da escola Oswald de Andrade, em São Paulo.
Os traços comuns da inteligência na infância
Dez sinais que indicam atividade cerebral intensa e produtiva, segundo o psicólogo e pedagogo americano Frederick Tuttle, autor do best-seller Características e Identificação sem tradução para o português
  • Curiosidade
  • Persistência e empenho na satisfação de interesses
  • Capacidade de autocrítica e de criticar os outros
  • Bom humor
  • Facilidade de propor idéias diante de um estímulo novo
  • Liderança
  • Capacidade de se indignar diante de injustiças
  • Facilidade de adaptação a desafios novos
  • Imaginação e fantasia sob controle
  • Facilidade de relacionar informações aparentemente diversas e distantes
Ensinando a pensar Um método para estimular a inteligência das crianças
Há 25 anos Myrna Shure, professora na Universidade de Ciências da Saúde da Filadélfia, vem aplicando em grupos experimentais, nos Estados Unidos, um método que desenvolveu para que pais e professores ensinem as crianças a pensar. Neste ano Myrna lançou um livro, Raising a Thinking Child, que é uma espécie de manual para pais que queiram estimular a inteligência de seus filhos e está entre os mais vendidos no país. É um roteiro de jogos de conversa. Pais e professores devem trabalhar algumas palavras e expressões até que elas tenham significado para a criança e seu raciocínio vá se tornando mais complexo. Algumas das palavras-chave e sugestões de perguntas para diálogos a serem explorados desde que a criança começa a balbuciar são as seguintes:

  • É/NÃO É - "Você é um menino. O que você não é ?"
  • E/OU - "Devo comprar laranjas ou maçãs? Ou devo comprar laranjas e maçãs?
  • "POR QUE - "Por que você acha que é importante usar cinto de segurança?"
  • IGUAL/DIFERENTE - "O que estas duas bolas têm de igual e o que têm de diferente?" Você consegue fazer coisas diferentes, como sentar e pular, ao mesmo tempo?"
  • TRISTE/FELIZ - "O que sente uma pessoa que está chorando? Como você sabe?" "Como você está se sentido agora?"
  • AGORA/DEPOIS - "À tarde a mamãe tem de trabalhar. Você quer assistir à televisão agora ou prefere brincar com a mamãe e deixar a TV para depois?"
  • ALGUNS/TODOS - "Neste jardim todas as flores são vermelhas ou há algumas amarelas?"
  • ANTES/DEPOIS - "Eu mexo o leite com a colher antes ou depois de ter posto o chocolate em pó?"
  • BOA HORA/MÁ HORA - "Como você acha que eu me sinto quando estou conversando e você me interrompe? Esta é uma boa hora para você falar comigo?"
    Fonte

Beijos   Simone Santiago Marques 

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