sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Você sabe o que significa QI ( Quociente de Inteligência ) ?

qi
No Post de hoje vamos falar sobre o Quociente de Inteligência, qual a razão de pesquisar sobre esse tema ?
Uma amiga do Facebook foi até a unidade de saúde e o Psicólogo disse, que só irá assinar o formulário para a isenção do automóvel, se a mãe levar uma avaliação psicológica com o teste de QI !!!
Mas que teste é esse ? Vamos lá então !!!
O famoso termo QI é uma abreviatura da expressão técnica Quociente de Inteligência, utilizada para dimensionar a inteligência humana em relação com a faixa etária a que o sujeito pertence.
Nos princípios do século XX, mais precisamente em 1905, os franceses Alfred Binet e Theodore Simon desenvolveram uma ferramenta que lhes permitia avaliar os potenciais cognitivos dos estudantes, tentando detectar entre eles aqueles que estavam mais defasados em termos de aprendizagem, para que assim pudessem ser auxiliados mais eficazmente por seus mestres.
Desta forma, ambos criaram a Escala de Binet-Simon. Segundo eles, os resultados do teste não indicavam a ocorrência de inabilidade estudantil, mas sim que determinados alunos careciam de uma maior interação com os professores.
Para tanto, os franceses geraram um método que incluía desde trabalhos muito fáceis até os mais complexos, centrando as observações na capacidade das crianças em solucionar questões de caráter lógico, de acordo com uma idade determinada.
Outros estudiosos vieram aperfeiçoar esta metodologia. William Stern foi quem, em 1912, propôs o termo “QI”, aludindo ao nível mental de cada um. Também a ele coube a adoção das palavras “idade mental” e “idade cronológica”.
Idade Mental  é aquela em que a maior parte das crianças consegue solucionar um problema considerado mais difícil, ela é independente da Idade Cronológica, que indica o tempo de existência da criança. Esta pode se situar acima ou abaixo da Idade Mental.
Assim, chegou-se ao Quociente de Inteligência – razão entre a Idade Mental e a Cronológica, multiplicada por 100 para se evitar a utilização dos decimais. Seguindo-se este indicador, é possível avaliar se a criança é precoce ou se apresenta algum atraso no aprendizado.
Os que apresentam o quociente em torno de 100 são considerados normais, os acima deste resultado revelam-se precoces e os que alcançam um valor inferior são classificados como alunos com atraso no aprendizado.
Uma alta taxa de QI, embora determine um ser precoce, não indica que o mesmo seja mentalmente são, ou mesmo feliz. Esse teste também não avalia outros potenciais e capacidades, tais como as artísticas, esta é uma ressalva feita por alguns pesquisadores.
Atualmente sabemos que somos portadores de outras inteligências – atuantes no campo da interação social, no contato com nós mesmos, nas percepções musicais, espaciais, verbais, corporais e até mesmo na relação com a Natureza.
O QI mede bem nossos talentos linguísticos, os pensamentos lógicos, matemáticos e analíticos, a facilidade em abstrair as construções teóricas, o desenvolvimento escolar, o saber acadêmico acumulado ao longo do tempo.
Os grandes gênios do passado, avaliados dessa forma, apresentavam uma taxa de aproximadamente 180, o que caracteriza um superdotado.  Fonte
A definição de inteligência não é unânime. "Alguns teóricos supõem que a inteligência seja fator único. Outros entendem que há vários", explica o professor do departamento de Psicologia do campus de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) José Aparecido da Silva.
Autor do livro Inteligência Humana: Abordagens Biológicas e Cognitivas, o professor defende a ideia de que há uma inteligência geral, mas há outras teorias que tateiam o terreno do que é inteligência, dividindo em duas ou mais variáveis. O QI, no entanto, foi um dos primeiros indicadores pensados para medir o intelecto individual.
"QI não é inteligência. É um indicador, um manifesto da inteligência que pode ser observado por meio dos testes", ressalta .
O teste de QI funciona da seguinte maneira, dividir a idade mental determinada pelo teste, pela idade real da criança. O resultado é multiplicado por cem para a obtenção de um número exato. Assim, se uma criança tinha 8 anos, mas uma inteligência de 12, ele dividia 12 por 8 = 1,5 e multiplicava por 100. Resultado: o QI daquela criança era de 150.  Fonte
O QI tem um valor médio estabelecido em 100. Desse número, estipula-se um desvio padrão de 15. Ou seja, a inteligência média está nos resultados que vão de 85 a 115. É nessa faixa que estão, aproximadamente, 90% da população (os brasileiros, por exemplo, tem uma média estimada em 87, segundo Silva).
Abaixo desse valor, é sinal de que pode haver algum tipo de comprometimento intelectual. Acima, estão aqueles que possuem um desenvolvimento cognitivo mais avançado. Se o resultador der mais de 130, o indivíduo pode ser considerado um superdotado - ou um gênio. Mas eles representam apenas 2% de todo o mundo.
A aplicação dos testes geralmente tem um objetivo específico e não é feita de uma hora para outra. Sua realização geralmente busca um diagnóstico clínico para questões de comportamento e conduta, incapacidade cognitiva, problemas de desempenho ou atraso mental. Fonte
Hoje é consensual a ideia de que o cérebro é um órgão com enorme capacidade de adaptação e expansão. Com mais trabalho, ele desenvolve mais ligações entre neurônios, as chamadas sinapses. Pessoas cujo cérebro tem mais sinapses raciocinam mais rápido e resolvem problemas de modo mais eficaz.
Para desenvolver uma teia mais complexa não basta o trabalho exaustivo sobre livros e computadores. Estão recomendadas também conversas, passeios, viagens. Cultivar amizades e promover brincadeiras são práticas importantes. Então, mãos à obra. O trabalho que se exige para o desenvolvimento da inteligência não é assim tão enfadonho.
Pesquisas revelam que as pessoas com QI elevado têm também inteligência emocional com alto potencial e boas chances de realização pessoal e profissional. Sabe-se agora que o nível de inteligência da humanidade tem aumentado muito. E, segundo os especialistas, existe um arsenal de recursos para expandir a capacidade mental das pessoas sobretudo a inteligência das crianças.
No Brasil a prática da medição do QI não é muito difundida. Normalmente os testes são aplicados em crianças que apresentam comportamento destoante na escola, ou em casa.
No próximo post vou falar sobre o poder da inteligência, continuação sobre o QI.
Beijos  Simone Santiago Marques

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